sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fim de semana em Brasília

Rosinha foi passar o fim de semana prolongado com o papai em Bsb. Os avós de Goiânia foram a Capital encontrar com a periquita. A mamãe, pra variar, ficou no RJ estudando...
Antes de ir, fiz a Rosa prometer que falaria comigo no telefone direitinho. Ela concordou.
Em Brasília foi uma farra só.
Fiquei sabendo que no dia em que ela chegou o primo Bento já estava à postos esperando a menina. Só que ela dormiu já quase chegando na casa da vovó Lena e só acordou no fim da tarde.
O Bento não desgrudava da beira da cama:
- Mamãe, fica aqui vigiando se a Rosinha acorda que eu vou ali fazer xixi, tá?
Depois de cansar, a Caísa o convenceu de ir pra casa que quando a Rosa acordasse a vovó Lena o chamaria.
Pois quando a vovó ligou o menino já não se aguentava de tanta ansiedade:
- Vamos mamãe, a gente tá demorando demais...
No primeiro dia bincaram até 23h.

Fiquei sabendo que o assunto entre eles era o seguinte:
- Ah Rosinha, você vai tomar água nesse copo aqui porque você é pequena e eu vou tomar nesse aqui porque eu sou grande. E quando meu irmão Dante nascer eu vou ser grande e ele vai ser pequeno.
- E quando minha irmã Cola nascer eu também vou ser glande e ela vai ser pequena.
- Ah então eu e você somos grandes, né?
- É, eu e você somos glandes!

Eles brincaram tanto que chegava no fim do dia exclamava pra vovó:
- Ai vovó Lena, eu preciso dormir que eu tô muito cansada! Eu blinquei demais!

Não queria nem falar comigo no telefone. Não podia parar de brincar pra conversar.
Teve um dia que insisti, mandei dizer que ela tinha prometido que ia falar comigo todo dia. De longe ouvi os gritos:
- Mas eu já falei com a mamãe hoje.
Esbravejei de cá:
- Diz pra ela que não falou não. Ela falou comigo foi ontem!
- Falei sim. Mamãe tá confundindo!
É mole?

O papai contou que um dia ela confessou:
- Ai papai, eu quelio molar na Basília!
- E a nossa casa nova, filha?
- Ah, a casa nova é tão legal, né papai?
--------- reflexão --------------------
A vovó Rosimar emendou:
- Mas e a mamãe, ela ficou lá sozinha no Rio?
- Não vovó, ela não ficou sozinha não. Ela ficou com a Cola!

E quando a vovó Rosimar e o vovô Caetano foram se despedir, ela falou:
- Não vovó, espela que eu vou na Goiânia. Papai, eu posso ir na Goiânia com a vovó?
Prometemos que na próxima viagem, no fim do ano, ela irá novamente pra Brasília e também para Goiânia.

Chegando no Rio, no outro dia de manhã, estávamos tomando café quando eu vejo a menina pensando alto:
- Que saudade!
- Que foi Rosinha?
Ela riu se graça!
- Saudade mamãe!
- De quem, filha?
- Do Bento, da tia Caísa, tio César, vovó Lena, vovô Caio, vovó Rosimar, vovô Caetano.
- Final do ano você vai pra lá de novo.

Eu perguntei pra ela como foi a viagem, do que ela brincou e todos os detalhes. Ela respondeu:
- Ah, mamãe foi muito legal porque agola o Bento emplesta os blinquedos dele.

Ela ficou tão bem na casa dos avós que já combinamos o fim do ano: Rosinha vai pra Bsb mais cedo, dia 12 de dezembro (com a vovó Lena) e nós papais, pobres mortais, ficamos trabalhando até dia 21!

3 comentários:

  1. Fiquei feliz e orgulhoso com a vivacidade dos bisnetos Bento e Rosa. Antes foi o filho (avõ dos mesmos) ao receber mensão elogiosa do Costa Couto. Falta me mandaram relato relacionadas com Caisa e Milena. De qualquer modo sou o pai, avô e bisavô mais feliz do mundo. Baltazar

    ResponderExcluir
  2. não vou precisar dizer mta coisa o bisa ja disse tudo.
    bjos na familia

    ResponderExcluir
  3. Oi vovô e Tia Denise, as novidades das crianças são muitas!!! Beijos e saudades!

    ResponderExcluir